quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Núcleo de Folclore da UFPel presente no II Encontro Sulamericano do IOV

 
Secretários e Sub-Secretários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Sul no II Encontro Sulamericano do IOV


O ENCONTRO

Durante os dias 19 a 21 de agosto, o Prof. Thiago Amorim, docente do Curso de Dança - Centro de Artes e coordenador do NUFOLK - Núcleo de Folclore da UFPel, juntamente com a extensionista Jordana Jorge, estiveram participando do II Encontro Sul Americano da IOV - Organização Internacional de Folclore e Arte Popular vinculada à UNESCO, entidade na qual o Prof. Thiago atua também como Sub-secretrário.

O encontro, que aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo - São Paulo, ocorreu paralelamente ao I Fórum Internacional de Artes Popular de São Bernardo do Campo e 10º Festival Internacional de Folclore daquela cidade, e contou com importantes presenças comoa Sra. Carmen Padilla – Presidente da IOV Mundial e Presidente da Cadeira do Comitê de Cultura da UNESCO, o Sr. George Frandsen – Secretário Executivo IOV América do Norte e Presidente IOV EUA, a Sra. Terezinha Pasqulini Miquilin – Secretária Executiva IOV América do Sul, Presidente IOV Brasil e Presidente Iprorafa, além de Secretários da IOV Brasil de vários estados brasileiros, representantes da IOV Mundial e representantes dos países da América do Sul como Argentina, Chile, Equador e Paraguai.

O evento foi dirigido para dirigentes e convidados da IOV no país para a discusão de projetos e assuntos pertinentes, bem como o contato com a presidência mundial da IOV, tendo sido realizadas reuniões, palestras e debates específicos para cada segmento com o intuito de fortalecer as ações da organização em prol do folclore e arte popular, em todos os cantos do Brasil e da América do Sul. A UFPel está inserida neste movimento de valorização do folclore e da cultura popular, liderado pelo IOV juntamente com a UNESCO, por meio do seu Núcleo de Folclore - NUFOLK.


FÓRUM E FESTIVAL

A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares no Brasil, IOV, é realizadora e organizadora de Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore no Brasil e no Mundo. É uma organização internacional de pessoas e instituições que trabalham no documento de preservar e promover todas as formas de arte popular. Trata-se se uma ONG sem fins lucrativos com relações operacionais com a UNESCO e que faz intercâmbio de grupos entre os países.
Por esse motivo, a IOV e a Prefeitura de São Bernardo do Campo realizaram o I Fórum Internacional de Artes Populares de São Bernardo do Campo-SP, direcionado aos representantes da Cultura, representantes de associações de artes populares, coordenadores de grupos de danças folclóricas de todos os gêneros, a classe artistas popular, representantes de pontos de cultura, artesões, gestores estaduais e municipais, demais associações, agremiações representantes de eventos, SEBRAE, professores, estudiosos e demais interessados.
O Festival Internacional de Folclore foi uma oportunidade de prestigiar grupos de diferentes lugares do Brasil e do exterior, que mostraram a alegria e a vivacidade de suas danças, cantos, músicas e trajes. Participaram do festival os seguintes grupos: Companhia de Dança Txai (Ceará), Grupo AMA-ABC (São Paulo), Grupo Vasco da Gama (Santos-SP), Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro (São Bernardo do Campo-SP), Conjunto de Cantos y Danzas Tradicionales Los Del Bío-Bío (Chile), Ballet Folklórico Alma Mexicana (México), Grupo de Danças Italianas Nostra Itália (São Paulo) e Reisado Sergipano Bumba Meu Boi (Guarujá-SP). Mais informações no site da IOV Brasil: http://iovbr.wordpress.com/

O NUFOLK – Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela vivência, investigação, promoção e difusão das manifestações populares do Brasil, especialmente de dança e música, e que vislumbra também o intercâmbio cultural e a valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio cultural imaterial.

 
Interessados em conhecer melhor o trabalho do NUFOLK podem entrar em contato através do e-mail: nucleodefolclore@gmail.com .