Grupo de Pesquisa


O Grupo de Estudos em Folclore é um Projeto de Ensino do Curso de Dança - Núcleo de Artes Cênicas/Centro de Artes da UFPel, coordenado pelo Prof. Thiago Amorim, que estabelece uma interface com o Núcleo de Folclore da UFPel, entre outros motivos, pelo fato de ambos terem o FOLCLORE como eixo central de trabalho. O grupo reúne-se todas as terças, das 10:00 às 12h00, na sala do NUFOLK.

São interesses prioritários do Grupo:

- Realizar estudos teóricos sobre folclore, pesquisa folclórica e danças folclóricas brasileiras;
- Oferecer espaço para estudos no campo do folclore, complementando a formação acadêmica dos alunos do curso de dança (e outros interessados), uma vez que o tema não é contemplado na grade curricular do referido curso;
- Vivenciar e investigar as manifestações populares do Brasil através de estudos sobre o folclore nacional a serem realizados no projeto de ensino;
- Estimular olhar holístico sobre a identidade cultural nacional, enfatizando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da auto-estima cidadã e a cooperação pela paz.
- Abrir espaço para a produção de conhecimento em folclore, na perspectiva de sua expressão na contemporaneidade (estilização, projeção e parafolclore).
Mais informações pode ser obtidas pelo email do NUFOLK (nucleodefolclore@gmail.com).