sábado, 16 de fevereiro de 2013

Faltam 7 dias para o inicio da "folia" em Pelotas-RS


Diferente das outras regiões do estado e até mesmo do Brasil, o carnaval de Pelotas-RS este ano acontecerá fora de época. Entre os dias 23 fevereiro à 3 de março os foliões poderão aproveitar o entusiasmo e alegria desta festa popular na antiga estação férrea de Pelotas (atual sambódromo da cidade).
O carnaval de Pelotas conta com o desfile de Blocos burlescos, Bandas, Bandas carnavalescas e as Escolas de Samba Mirim (grupo A e grupo B) e do Grupo Especial.
A programação do evento e maiores informações podem ser encontradas no site:

http://www.pelotas.rs.gov.br/carnaval/2013/


Casal de Passistas: Escola Imperatriz da Zona Norte
(Acessos em: http://imagensfatos.blogspot.com.br/2010/02/carnaval-2010-pelotas-festa-recomeca.html)





BREVE HISTÓRIA DO CARNAVAL DE PELOTAS
          
Nas décadas de 60, 70 e 80 Pelotas projetou-se no cenário nacional como o terceiro melhor carnaval do Brasil. Sujeitos da festa, turistas das mais variadas regiões do Brasil e dos países do Prata chegavam r cidade dispostos a desfrutar toda a diversão, cultura e folia que a cidade proporcionava.
A intenção da Prefeitura Municipal de Pelotas é garantir a participação popular e a democratização do carnaval pelotense, valorizando as expressões locais, manifestadas por escolas de samba do grupo especial, escolas mirins, blocos infantis, bandas carnavalescas, blocos burlescos e blocos de participações. Além disso, cabe ao Poder Público o fomento, divulgação e desenvolvimento econômico e cultural da “mais popular festa de rua do sul”. Para tanto, vocação, criatividade, vontade e empenho não nos faltam.
Atualmente, ao longo das seis noites do carnaval participam uma média de cem mil pessoas. A festa de Pelotas diferencia-se das demais cidades do Estado por ser irreverente e participativa, o que proporciona alegria e diversão espontânea. Todo envolvimento das comunidades em torno do carnaval gera postos de trabalho e criação de diversos focos de circulação e distribuição de renda, principalmente no conjunto daqueles segmentos sociais que normalmente estão r margem da cadeia produtiva do município (artesãos, costureiras, músicos, artistas plásticos, oficineiros, entre tantos outros).
         Revitalizar o CARNAVAL DE PELOTAS é, portanto, assumir uma identidade simultaneamente herdada e construída, da qual devemos nos orgulhar e que possibilitará que PELOTAS e o Estado do Rio Grande do Sul voltem a figurar entre os povos que realizam os mais autenticos carnavais de rua do país.

(Acesso em: http://www.pelotas.rs.gov.br/carnaval/2013/historia/)