O Núcleo de Folclore da UFPel, conta com uma
equipe multidisciplinar, a atual equipe de bolsistas é composta por duas
acadêmicas da dança e um acadêmico da história.
Os bolsistas trabalham em suas primeiras
tarefas do semestre, sendo uma delas a elaboração de do Projeto Oficina de
Folclore, que será apresentado para a Escola Coronel Pedro Osório, com o
principal intuito de ministrar oficinas de danças folclóricas para adolescentes
entre 12 e 16 anos.
No decorrer da elaboração do projeto,
refletimos a importância da inserção da dança no contexto escolar.
Se a dança é uma das expressões
significativas que integra o campo de possibilidades artísticas, contribuindo
para a ampliação da aprendizagem e a formação humana, nos perguntamos por que
esse conteúdo ainda está longe, ou negado, da realidade escolar?
Cena 1
A professora ou outro
representante da instituição diz: – Não olhe para trás. Olhe pra frente e
preste atenção! O estudante pensa: – Mas para que serve minha função de rotação
e a curiosidade que esta contempla? O inspetor de aluno diz: – Pare de andar em
círculos, de um lado para outro, e ande em frente. Você não sabe que a reta é o
caminho mais curto entre dois pontos? O estudante pensa: – E se o espaço for
curvo? Einstein me perdoaria? O professor diz: – Não esconda as mãos no colo! O
estudante pensa: – Mas eu não agüento até o recreio. – Você vai se esborrachar
com esta mania de andar de costas! – Andar de costas relaxa a minha coluna
estirada no banco duro.
Cena 2
O professor diz: – Pare
de balançar as pernas e ficar mexendo os pés! O aluno pensa: – Eles estão
formigando de ficar parados e duros.
O artista sintetiza na obra algo a mais do
que o mundo lhe oferece. Por isso, como linguagem e meio de comunicação, ela
proporciona ao homem outros conhecimentos sobre o mundo, visões de realidades
em movimento, suas diferenças, angústias, denúncias, enfim, um conflito
permanente. A
expressão artística na escola tem de contribuir para a liberdade, para a
construção da autonomia e do conhecimento. A dança no contexto
formativo é essencial na criação da “nova cara da escola”, como bem expressa
Paulo Freire. Esse é o começo de uma reflexão para se pensar a importância da
arte no contexto escolar.
Referências:
Dança e inclusão no contexto escolar, um
diálogo possível.
Rosirene Campêlo dos Santos
Valéria Maria Chaves Figueiredo
Dançando na Escola:
Reflexões com Paulo Freire
Joana
Lopes